Cuidados para Manter o Cabelo Liso Bonito e Saudável

Se você tem cabelos lisos, sabe que seu cabelo precisa de uma atenção especial. Para um cabelo liso ser admirado ele precisa estar impecável. Não pode estar queimado, não pode ter pontas duplas e nem estar quebrado. Os fios devem estar hidratados, com muito brilho e sem frizz. Além disso, o corte deve estar sempre em dia.

Cuidados para Manter o Cabelo Liso Bonito e Saudável

Aqui vai algumas dicas para você manter seu cabelo liso sempre bonito:

  • Hidrate sempre os cabelos. Quanto mais os cabelos estiverem hidratados, mais tempo os fios ficarão lisos e brilhantes. Para isso, beba bastante água e use produtos hidratantes, como condicionadores e máscaras. Procure fazer hidratações capilares periodicamente.
  • Penteie os cabelos com cuidado. Dê preferência aos pentes de cerdas largas e de madeira, pois este material retira a eletricidade estática dos fios e evita que eles fiquem arrepiados.
  • Tenha uma alimentação saudável e balanceada. Os fios dos cabelos são formados por queratina, uma proteína produzida pelo nosso corpo. Alimente-se com carnes magras, legumes, frutas e verduras para fornecer aminoácidos essenciais à formação dos fios de cabelo.
  • Escolha os produtos certos para tratar os cabelos. Dê preferência a shampoos sem sal e sem sulfatos. Além de manterem seus cabelos hidratados, eles nutrem os fios e limpam o couro cabeludo.
  • Use produtos anti-frizz. Os produtos anti-frizz ajudam a manter os fios disciplinados e lisos durante o dia todo.
  • Evite passar produtos hidratantes na raiz do cabelo. O cabelo liso é normalmente mais oleoso e o couro cabeludo tende a produzir mais gordura quando em contato com produtos hidratantes. Quando for passar o condicionador ou produtos de hidratação, dê distância de pelo menos 1-2 dedos do couro cabeludo e aplique somente nos fios.
  • Mantenha os fios sempre limpos. Cabelos lisos tendem a ser mais oleosos, por isso uma boa higiene diariamente é fundamental para manter a saúde do couro cabeludo.

Meu cabelo não é naturalmente liso!

Quem não tem os fios lisos naturais geralmente recorre às químicas para alisar os fios. Mais que uma tendência, para muitas os cabelos lisos viraram estilo de vida.

O mercado está cheio de novidades para deixar os cabelos lisos. Entre elas: escova progressiva, escova definitiva, escova marroquina e chapinha. Definitivas ou temporárias, as escovas fazem a cabeça de mulheres de várias idades e classes sociais.

Os cabelos lisos parecem fáceis de cuidar porque estão sempre penteadinhos. Mas, mesmo eles precisam de cuidados especiais porque, apesar de ter maior resistência, apresentam menos flexibilidade.

Então, o cuidado principal é para não quebrar os fios. Hidratação nas pontas é essencial. E uma vez a cada quinze dias, shampoo de limpeza profunda para não ficar com aparência pesada para o cabelo ficar mais soltinho.

Depois de submeter o cabelo a um alisamento, é essencial fazer cauterização e neutralização. Esses procedimentos são quase obrigatórios como tratamentos complementares. Isso sem falar, claro, no uso de shampoos e condicionadores específicos e de qualidade.

Uma ótima receita para recuperar os fios quando estiverem perdendo o brilho é misturar uma colher de vinagre branco vegetal com uma colher de creme e aplicar por cinco minutos. O efeito é um cabelo sem escamas, com muito brilho e saúde.

Lisos e Rebeldes

Cuidados para Manter o Cabelo Liso Bonito e Saudável

A melhor forma de manter os fios domados é a hidratação. A hidratação acaba com o frizz. Na hora da lavagem, usar um bom selante (condicionador) para fechar as escamas e evitar que os fios arrepiem. Os finalizadores, cremes para pentear leave-in e silicones também ajudam bastante.

Produtos para Cabelos Lisos

Será que usar produtos específicos para cabelos lisos funcionam? Sim, os produtos certos ajudam a controlar o volume e a evitar o frizz, além de manter os cabelos hidratados e protegidos das agressões diárias. O ideal é aplicar o creme sem enxágue apenas no comprimento, do meio para as pontas, para evitar o aspecto de sujo, já que é na raiz das madeixas que a oleosidade é produzida.

Passe o creme de pentear nos fios ainda úmidos, espalhando o produto com as mãos e penteie para que o cosmético não fique concentrado em alguma área. Os cabelos podem secar naturalmente ou com ajuda de escova. Mas as donas de fios lisos precisam ficar atentas quanto ao uso constante do produto: o uso em excesso pode deixar o cabelo com aparência pesada e suja.

Produtos com Queratina e Termoprotetor

Processos químicos intensos, como os de alisamento, e o uso excessivo de chapinha e secador podem retirar a queratina natural dos cabelos. A falta da proteína deixará as madeixas quebradiças, opacas, elásticas, porosas, e quase impossíveis de desembaraçar. Produtos que contenham queratina em sua fórmula ajudam a recuperar os fios no dia-a-dia, facilitando na hora de pentear e mantendo mais alinhados e hidratados.

Mulheres que recorrem ao secador e chapinha com frequência para conquistar madeixas lisas precisam tomar um cuidado ainda maior com a saúde dos fios. Os protetores térmicos são indispensáveis para manter os fios sempre bonitos. O termoprotetor tem substâncias em sua composição que criam uma película nos fios, protegendo do calor.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *